"(...) Se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge a luta. Nem teme que te adora a própria morte (...)" Hino Nacional

quarta-feira, 2 de março de 2011

Entrevista com Secretário


Entrevista feita pelo Guarda Municipal Déliton F. Gomes com o Secretário da Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia o Sr. Antônio Djalma Rios no dia 18 de Janeiro de 2011.

01 – O Senhor vê com bons olhos a criação da associação?
R. – Sim, e se faz necessária. Inclusive sugerimos que esta associação venha somar e ajudar os próprios da Guarda, porque ela tem legitimidade de estar assessorando o comandante e pedindo, buscando benefícios para os guardas, isso é o que mais desejamos no momento. As vezes o Guarda não pode, o comandante não pode, então a associação estará ali para ajudar, inclusive quando tivermos  o porte de armas será necessário que esta a associação, através do seu departamento jurídico, possa estar fazendo as petições, indo ao Judiciário, a medida que a corporação está crescendo os problemas vêm e todos eles serão estudados pela assiciação.

02 – Então o senhor está acompanhando de perto essa estruturação da associação da GM?
R. – Estamos acompanhando, é muito importante firmar convênios com farmácias, clinicas. Aquilo que a Secretaria não puder fazer entra a contento a associação. Vamos trabalhar em parceria, isso é muito porque com isso a corporação só tem a crescer.

03 – O senhor acredita que com ajuda da associação ficará mais fácil conseguir-mos o porte de arma de fogo?
R. – Independente da associação, nós iremos conseguir o porte de arma. Alguns já estão fazendo o curso e como nós temos o direito previsto na legislação, tendo em vista que o município possui mais de 500 mil habitantes. Aparecida hoje é uma cidade que se difere das outras porque aqui está o maior complexo prisional do centro-oeste, então se faz necessário que os órgãos de segurança pública estejam prontos para melhor atender a sociedade e principalmente a Guarda Municipal, que trabalha a noite nas ruas vigiando os prédios públicos, em locais distantes e alguns de difícil acesso. Um exemplo: o homem de bem não usa arma, mas o bandido usa. Cabe, então, à Guarda Municipal como órgão de segurança publica dar essa maior tranqüilidade a sociedade. O Guarda terá sua arma para defesa própria e defesa de terceiros, é claro para legítima defesa como a constituição determina.

04 – O senhor acha que o efetivo da Guarda municipal é suficiente para atender todas as frentes de trabalho em aparecida?
R. – Hoje é. Agora a nossa preocupação é o futuro, temos todos os meses a inauguração de um prédio novo. A prefeitura tem feito muitas obras e fica a cargo da Guarda Municipal dar segurança a estes logradouros públicos, então é necessário um efetivo maior, para que possamos prestar um serviço melhor a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário